Você encontrou este artigo porque provavelmente procurou no buscador por “O que é um CRM” ou então pesquisou por “Qual o melhor CRM para minha empresa”.
Muito provavelmente também você percebeu que o volume de contatos que chega no atendimento da sua empresa tem aumentado ou que a quantidade de clientes que você tem é grande o suficiente para causar desorganização no controle de cada negociação ou interação, então você precisa considerar o uso de uma ferramenta chamada CRM para controlar as atividades do seu comercial.
Toda empresa passa por diversos momentos ao longo da sua trajetória. Chega um momento em que é necessário ter um departamento comercial bem estruturado ou pelo menos atividades de comercial e vendas bem-organizadas mesmo que tudo seja executado por uma pessoa apenas.
São muitas informações e situações para serem lembradas em vários momentos diferentes para várias pessoas diferentes. Usar o cérebro para controlar, relembrar ou armazenar isso tudo pode fazer com que o cansaço e a fadiga cheguem na segunda-feira mesmo as 8:10 da manhã. Mas calma que existe solução para isso.
O uso de ferramentas torna-se indispensável para manter a sanidade caso você esteja na missão “Eupresa” ou para manter a produtividade da equipe caso você tenha um time para gerenciar e supervisionar. Hoje vamos falar sobre o CRM, acrônimo de Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento de Clientes.
Este breve estudo é um comparativo entre algumas plataformas de CRM disponíveis e pode fornecer informações suficientes para te ajudar. O objetivo aqui é fazer com que você tenha condições de escolher de forma precisa e da forma mais definitiva possível.
O que é um CRM?
CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas na gestão e no relacionamento com o cliente, visando acompanhar as fases de cada oportunidade de negócios em um único lugar.
O CRM fornece uma visibilidade ampla das etapas que precisam ser cumpridas durante a negociação com os possíveis cliente (o conjunto de etapas se chama pipeline), permitindo identificar quais oportunidades estão em cada estágio do caminho do cliente ao longo do seu processo de negociação.
Neste estudo eu cheguei a me cadastrar em alguns CRMs(os gratuitos claro haha) para testar formulários, integrações e entender os pontos positivos e negativos de cada uma.
Para que serve um CRM?
Uma das principais funcionalidades de um CRM é permitir a colaboração entre equipes: Um CRM permite que pessoas atuantes em diferentes times, como vendas, marketing e atendimento ao cliente, compartilhem informações de maneira eficiente, trabalhem em conjunto e ofereçam uma experiência mais consistente e alinhada aos clientes.
Ele serve para centralizar e organizar as informações dos clientes, permitindo que as empresas tenham uma visão completa de cada cliente, interação passada e atual, histórico de compras e preferências.
A qualificação e direcionamento de um Lead para a melhor solução na sua empresa também é uma função essencial.
Estrategicamente falando, o CRM vai alimentar dados para que o marketing possa fazer as otimizações dos investimentos em anúncios e ações de divulgação.
Características e Funcionalidades Avaliadas
Para facilitar o seu entendimento sobre o que foi avaliado, considere os significados dos termos a seguir:
Opção gratuita com limitações
Significa que é possível começar a utilizar o CRM de forma gratuita, mas com um eventual aumento da equipe, com a entrada de novos atendentes, a realização de upgrades será necessária.
Integração simplificada
Significa que a própria ferramenta possui recursos internos para se conectar com outras plataformas ou instâncias dentro do projeto, por exemplo, um formulário dentro do seu site, uma rede social ou ferramenta de mensagens.
Integração não simplificada
Significa que é necessário contratar ferramentas de terceiros ou dentro da plataforma para que as integrações funcionem bem. Na maioria dos casos é necessário um programador para atuar nas integrações, ou seja, custos a mais deverão ser aplicados.
Suporte Razoável
Significa que pode haver um gerente de contas para dar respostas quando o suporte for solicitado.
Suporte dificultado
É quando o suporte está disponível apenas por email e algumas vezes a interpretação de texto por parte deles não ajuda na solução da situação. Acontece bastante com a RD Station.
Valores médios de cada opção
Os valores de contratação podem variar quando é feita por um período anual ou mensal e são baseados na quantidade de usuários que terão login e senha na plataforma. Por isso, custos adicionais podem ser aplicados em cada situação.
Exportar e importar dados
É uma funcionalidade utilizada para uma eventual troca de ferramenta ou para montagem de relatórios. Nesta avaliação eu procurei exportar dados entre as plataformas para medir a eficácia de cada ferramenta.
Qual o melhor CRM para eu colocar no meu negócio
O seu comercial pode estar separei em três momentos principais. Cada momento fala sobre um nível de maturidade do time comercial com seus desafios e problemas.
1 Momento Inicial
Empresa pequena ou sozinho, tem pouco tempo para gerenciar as etapas do funil comercial, não investe ou investe pouco em anúncios, tem poucos leads por semana e não tem site.
Opções Mais Adequadas ao Inicial
HUBSpot CRM, Zoho CRM ou RD Station CRM
2 Momento Intermediário
Empresa Média, tem pessoas exclusivas para o comercial, investe acima de mil reais em anúncios, tem mais de 10 leads por semana e tem site e/ou landing page.
Opções Mais Adequadas ao Intermediário
Jivo Chat (instalado no site) + Zoho CRM integrados.
Hubspot CRM
Moskit CRM integrado com o formulário do site (Custos adicionais podem ser aplicados)
3 Momento Avançado
Mais de 10 pessoas na equipe de vendas, Investe acima de 10 mil reais em anúncios, tem mais de 100 leads por semana, tem site, tem mais de 2 landinge pages.
Opções Mais Adequadas ao Avançado
Perfex CRM ou Pipedrive integrado com as landing pages.
Todos os testes foram feitos utilizando as versões gratuitas e as opções de CRMs desta comparação não excluem outras opções disponíveis no mercado.
Há equipes que utilizam planilhas como CRM, por exemplo. Contudo quando uma ferramenta tem poucas ou nenhuma opção de integração, há grande possibilidade de ocorrer “retrabalho” (“re”cadastros, “re”configurações), entre outras atividades que precisarão ser repetidas.
Principais CRMs no Mercado
Agora que você se enxergou em uma das três etapas do comercial e provavelmente anotou quais CRMs vai procurar saber mais, leia a seguir as opções mais utilizadas disponíveis no mercado de CRMs:
HubSpot CRM
- Tem opção gratuita.
- Integração simplificada.
- Suporte razoável.
- Valores quando contratado: R$ 1.116,29 + iof / Ano / 2 usuários (R$ 558,00/usuário adicional).
- Exporta e importa dados de forma facilitada.
- Observação: Ferramenta bem completa. A opção gratuita pode ser utilizada por muito tempo, no entanto com o aumento de equipe e das necessidades a licença pode passar da casa dos R$ 27k / ano para 5 usuários.
Pipedrive CRM
- Não tem opção gratuita.
- Integração simplificada.
- Suporte Razoável.
- Valor de contratação R$ 775,2 + iof / ano / usuário.
- Exporta e importa dados de forma facilitada.
- Observações: Aumento de equipe e de demanda pode ficar acima dos R$ 10k / ano.
RD Station CRM
- Opção gratuita limitada.
- Integração simplificada.
- Suporte Razoável no CRM.
- Licença do CRM é de R$ 583,20 / Ano / Usuário.
- Exporta e importa dados de forma facilitada.
- Observações: A opção gratuita do RD Station CRM contém limitações mas no geral atende bem projetos que estão bem no início, principalmente para fins didáticos. O RD Station CRM é diferente de RD Station Marketing(este é bem mais caro), há uma certa confusão de informações no site deles.
Moskit CRM
- Não tem opção gratuita.
- Integração não simplificada.
- Suporte Razoável.
- Licença de R$ 912,00 / ano / usuário.
- Exporta e importa dados de forma simplificada.
- Observações: O suporte responde e direciona bem, a integração não simplificada pode gerar custos a mais com outras ferramentas mas no geral é uma plataforma que funcionam muito bem depois de integrada.
Zoho CRM
- Tem uma excelente opção gratuita.
- Integração não simplificada e com taxas adicionais pelo Zoho Flow.
- Suporte Dificultado.
- Licença fica em média R$ 1.236,00 + iof / ano / usuário.
- Exporta e importa dados de forma simplificada.
- Observações: É uma excelente opção para começar e usar durante muito tempo, porém a integração não simplificada pode deixar a entrada do Lead manual
Jivo Chat CRM
- Tem opção gratuita limitada.
- Integração não simplificada.
- Suporte Dificultado.
- Licença fica em média R$ 588,00 / ano / usuário.
- Apenas exporta e não importa dados do CRM.
- Observações: Apesar da limitação na versão gratuita do CRM da Jivochat, a ferramenta de Chat integra-se muito bem com o site/landingpage e é uma excelente forma de conversão, o lead que aciona o chat fica registrado como oportunidade no Jivo CRM, isso significa que o fluxo de acompanhamento de cada lead do chat é fluído e bem acompanhado. O Jivochat integra-se com vários CRMs do mercado.
Perfex CRM
- Não tem opção gratuita.
- Integração simplificada sem limites.
- Suporte Dificultado.
- Licença $65 USD apenas uma vez.
- Exporta e importa dados de forma facilitada.
- Observações: Trata-se de um software em que a licença é comprada por quem deseja utilizar o CRM. É necessário um programador para instalar e configurar a ferramenta dentro de uma hospedagem contratada para isso. Não tem limites de usuários nem clientes mas para algumas integrações é necessário comprar módulos a parte. Quem compra a licença deste software sempre vai precisar de um programador para suporte.
Eu espero de verdade que esta lista tenha te ajudado. Escrevi este artigo porque a cada 10 pessoas que converso sobre marketing e vendas 9 perguntam sobre CRM e qual utilizar.
Você pode deixar os eu comentário neste artigo ao final da página, mas antes vamos fazer uma breve conclusão muito interessante.
Conclusão
Antes dos dados do seu cliente de chegar ao CRM, ele faz um caminho pelos anúncios passando pelo funil de marketing.
Por isso ter um atendimento de marketing alinhado com o comercial faz o seu investimento em ferramentas como o CRM ser otimizado e aumentar o seu retorno sobre investimentos.
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